domingo, 4 de abril de 2021

INFANTIL III - 05 a 09.04

SEGUNDA-FEIRA - 05/04


Título:

.TRANSFORMAÇÃO DO ESTAO FÍSICO DA ÁGUA

Campos de experiência:

- Escuta, fala, pensamento e  imaginação;

- Eu, o outro e o nós;

- Traços, sons, cores e formas.

- Corpo, gestos e movimentos.


Descrição:

  1. Brincar com processos de transformação é uma experiência muito interessante para a Educação Infantil. Para esta experiência, proponha a pintura com gelo. 

  2. Comece uma conversa com a criança perguntando: Você sabe o que é gelo? Do que o gelo é feito? Como se faz gelo? Qual a sensação de segurar um gelo?

  3. Assista ao vídeo: “Mundo Bita - Natureza Sempre Se Transforma”  



  1. Após assistir ao vídeo, convide a criança para uma experiência de transformação de água em estado líquido para o estado sólido, uma transformação simples, rápida e possível de ser feita em casa com a família. 

  2. Para além de observar a transformação do estado físico da água, propomos, se for possível o tingimento da água para a realização de pintura com gelo. Veja a receita que disponibilizamos.

  3. Converse com a criança, sobre o texto instrucional receita, um tipo de texto que nos orienta a seguir passo a passo para executar uma atividade e obter o resultado esperado. Explique para a criança que a água passou do estado líquido para o estado sólido, devido à baixa temperatura proporcionada pelo freezer.

  4. Para o tingimento da água  Assista ao vídeo: “Pintando com gelo colorido” 




  1. O vídeo indica usar forma de gelo, mas pode ser congelado em pequenos potes de plástico previamente separados.




TERÇA-FEIRA - 06/04


Título:

PINTURA COM GELO

Campos de experiência:

- Escuta, fala, pensamento e  imaginação;

- Eu, o outro e o nós;

- Traços, sons, cores e formas.

- Corpo, gestos e movimentos.


Descrição:

  1. Em continuação à aula de ontem, uma pintura espontânea com o gelo colorido na folha de papel ou papelão em uma área externa, como um quintal.

  2. Enquanto realiza a pintura, chame a atenção da criança para observar o gelo derretendo e voltando ao estado líquido da água, explore a sensação térmica ao ter contato com o gelo. Oriente que o gelo não deve ser colocado na boca, mesmo que os pigmentos sejam atóxicos (a não ser que tenha utilizado o corante alimentício) e permita que a criança pinte de acordo com a sua imaginação e criatividade.

  3. Não esqueça de fotografar sua pintura e mandar para a professora!




QUARTA-FEIRA - 07/04


Título:

OBSERVAR, SENTIR E BRINCAR COM O VENTO

Campos de experiência:

- Escuta, fala, pensamento e  imaginação;

- Eu, o outro e o nós;

- Traços, sons, cores e formas.

- Corpo, gestos e movimentos.


Descrição:

  1. Alguns elementos da natureza não podem ser tocados, apenas observados ou sentidos, como o ar. Quando sentimos o vento e podemos observar sua ação balançando os galhos das árvores, fazendo voar uma folha de papel, soprando em nosso rosto, entre outras coisas.

  2. Convide a criança para sentar numa toalha ou tapete na área externa da casa, em momentos variados do dia para perceber o vento. Peça para que observe as copas das árvores e as plantas, a roupa estendida no varal, folhas no chão sendo levadas pelo vento, se ele faz balançar algo mais e se faz algum som.

  3. Entregue à criança uma sacola de plástico e uma fita ou barbante, para que ela observe a reação dos objetos em contato com vento.

  4. Traga algumas perguntas disparadoras sobre o que será que acontece quando colocamos um desses objetos em contato com o vento, se eles se mexem, qual a diferença de um para o outro em contato com o vento, instigando a curiosidade da criança. Neste momento, poderão ser registradas com fotos ou vídeos a expressão da criança e a exploração dos materiais. Converse com a criança e faça perguntas como: O que aconteceu com a sacola? E com o barbante? O que subiu com o vento? Caiu no chão? O que aconteceu em seguida? Faça questionamentos que as levem a dizer, por exemplo, qual ação elas fizeram para ajudar o material a se movimentar, entre outros, com foco na relação estabelecida na experiência.

  5. Acolha os comentários e fale que em certas ocasiões como tempestade de vento ou quando a chuva começa a se formar, é possível ouvir o assovio do vento. Converse com a criança sobre a importância do vento na natureza: ele ameniza o calor, dispersa sementes nas florestas, jardins, praças para germinar novas plantas e pode até gerar energia eólica, que é a transformação da energia do vento em energia útil para produzir eletricidade.

  6. Proponha a confecção de um cata-vento simples. O brinquedo é fácil de fazer e ensina a criança sobre os fenômenos da natureza e ela pode se divertir ao segurar o brinquedo e correr de um lado para o outro, quando o vento estiver soprando para que o mesmo gire. O cata-vento pode ser  de papel ou material reciclado, como diferentes papéis ou até mesmo garrafa pet.

  7. Assista: “Como fazer um Cata-vento” 




  1. Incentive a criança a explorar e se divertir ao vento o quanto quiser.


QUINTA-FEIRA - 08/04


Título:

CONHECENDO A LETRA A

Campos de experiência:

- Escuta, fala, pensamento e  imaginação;

- Eu, o outro e o nós;

- Traços, sons, cores e formas.


Descrição:

  1. História: : “ Dois Passarinhos”

              


  1. Com ajuda de um adulto escreva o que você encontrou nas suas experiências no jardim que comece com a letra A .

  2. Conte quantas letras tem cada palavra que você escreveu e registre o número na frente da palavra.


SEXTA-FEIRA - 09/04


Título:

CANTIGA DE RODA 

Campos de experiência:

- Escuta, fala, pensamento e  imaginação;

- Eu, o outro e o nós;

- Traços, sons, cores e formas.

- Corpo, gestos e movimentos.


Descrição:

  1. História:“Era uma vez, um gato xadrez”



  1. Curta essa cantiga:



  1. Assista o vídeo e cante muito

  2. Converse com a sua família sobre a erva aromática “Alecrim”

  3. Brinque de Roda

  4. Realize a Atividade proposta



Imagens 

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário