domingo, 7 de março de 2021

INFANTIL III - 08 A 12/03

 


SEGUNDA-FEIRA 08/03

.CRIANDO UMA ROTINA - CALENDÁRIO

- Escuta, fala, pensamento e  imaginação.

- Traços, sons, cores e formas.

1- Vamos combinar uma rotina de estudos? Utilize o calendário proposto, um que tenha em casa ou faça um junto com a criança. Coloque em uma parede onde ele possa ficar o mês todo. Vamos utilizá-lo todos os dias.

 


2- Assim que iniciar as lições diárias, faça as seguintes perguntas para a criança:

·         Que dia da semana é hoje?

·         Como está o tempo?

·    Peça a ela para colorir o quadradinho do dia da semana de acordo com o tempo, nas seguintes cores:  amarelo: ensolarado, cinza: nublado e azul: chuvoso

3- Assista o vídeo:



TERÇA-FEIRA - 09/03

PESQUISA DE RUA

- Escuta, fala, pensamento e  imaginação;
- Eu, o outro e o nós;
- Traços, sons, cores e formas.
- Corpo, gestos e movimentos.

1- Faça um passeio com a criança no entorno da sua residência. Durante o trajeto oriente a criança a olhar os dois lados da rua, mesmo que esteja de mãos dadas com um adulto. Procure a faixa de pedestres e outras placas que possam ter no caminho.

2- Assista ao vídeo “Como Atravessar a Rua”




3- Converse com a criança sobre as orientações para atravessar a rua apresentadas no vídeo.

4- Peça para a criança fazer um desenho sobre a vivência de hoje.

QUARTA-FEIRA - 09/03

SOMBRAS

- Escuta, fala, pensamento e  imaginação;
- Eu, o outro e o nós;
- Traços, sons, cores e formas.
- Corpo, gestos e movimentos.

1-  Jogue o jogo da memória virtual: “De olho no Trânsito”


2-  Realize a Atividade proposta:




3-Assista o vídeo: “Atravessar a rua”


QUINTA-FEIRA - 11/03



CONHECENDO O SEMÁFORO

- Escuta, fala, pensamento e  imaginação;
- Eu, o outro e o nós;
- Traços, sons, cores e formas.
- Corpo, gestos e movimentos.

1- Numa conversa, comece perguntando se a criança sabe para que serve um semáforo. Compartilhe a importância e funcionamento do semáforo e comente que ele é um equipamento muito importante para manter a harmonia do trânsito. Suas cores indicam tanto para veículos como para pedestres, quando seguir com segurança.

2- Assita o vídeo “Ticolicos - Porque existe semáforo?” 




3- Converse sobre as cores e a funcionalidade de cada uma na organização do trânsito. Resgate com a criança a fala do engenheiro no vídeo, quando ele fala que às vezes os motoristas ficam irritados no carro e buzinam uns para os outros. Aproveite para comentar que as atitudes no trânsito devem ser de respeito uns aos outros e que podemos controlar nossas emoções ao participarmos de situações no entorno em que vivemos.

SEXTA-FEIRA -12/03


SEMÁFORO DAS EMOÇÕES

- Escuta, fala, pensamento e  imaginação;
- Eu, o outro e o nós;
- Traços, sons, cores e formas.
- Corpo, gestos e movimentos.

1- Experiência do Semáforo das Emoções. Oriente a criança na confecção de um semáforo, que pode ser desenhado e colorido numa folha de papel ou feito com materiais recicláveis nas cores vermelha, amarela e verde.

2- Explique que, neste semáforo, cada cor representa uma atitude a partir de um sentimento que a criança identifique em seu dia a dia como a raiva, o ciúmes, a irritação, a frustração, o medo entre outros. O vermelho será a cor que representará a atitude de parar e pensar sobre qual emoção está sentindo, o amarelo representará a atenção a esta emoção identificada, o momento de respirar e perceber qual atitude poderá escolher e o verde representará a ação, onde a pessoa irá seguir com pensamento positivo. Exemplifique para a criança um sentimento, como por exemplo, a raiva e simule o uso de cada plaquinha.

3- Diga que vocês utilizarão as plaquinhas nos próximos dias e que este semáforo ajudará a criança a refletir sobre seus sentimentos, emoções e atitudes, sinalizando quando precisa parar, respirar, pensar e agir positivamente, respeitando a si e as pessoas que convivem com ela. Ao final da semana, registre um vídeo com a criança compartilhando a experiência de usar o semáforo das emoções e como ajudou-a a ter uma convivência mais harmoniosa com os familiares.












Nenhum comentário:

Postar um comentário