segunda-feira, 21 de setembro de 2020

INFANTIL IV: ATIVIDADE 22/09

INFANTIL IV

VIDEOAULA

1 – Assista a videoaula 13

2 -  ATIVIDADE APOSTILA IBA – PARTES DO CORPO DA FORMIGA

. Relembre as partes do corpo da criança que foram mencionadas na música da formiga;

. Pergunte se a formiga tem o corpo parecido com o dela. A seguir apresente, na página 36 (material da criança) a figura ilustrativa da formiga;

. Leia o texto informativo sobre as partes que compõem o corpo da formiga (anatomia externa).

 

 TEXTO INFORMATIVO: PARTES DO CORPO DA FORMIGA

 - MESMO QUE A FORMIGA SEJA TÃO PEQUENA, OS ÓRGÃOS DE SEU CORPO EXERCEM FUNÇÕES TÃO COMPLEXAS QUANTO OS ÓRGÃOS DE SERES BEM GRANDES.

 - PODEMOS PERCEBER TRÊS SEGMENTOS DISTINTOS: CABEÇA, TÓRAX E ABDÔMEN. PARA LOCOMOÇÃO SUAS PATAS SÃO BEM ÁGEIS.

 - NA CABEÇA FICAM AS ANTENAS ARTICULADAS, USADAS PARA TOCAR E PARA SENTIR O CHEIRO. JÁ PARA SENTIR O GOSTO, AS FORMIGAS UTILIZAM RECEPTORES QUE FICAM NAS EXTREMIDADES DOS PÉS. COMPLEMENTANDO OS SENTIDOS, ELAS POSSUEM DOS OLHOS COMPOSTOS.

 - AINDA NA CABEÇA, PODEMOS PERCEBER UM PAR DE MAXILAS BEM FORTES, QUE ABREM E FECHAM COMO TESOURA E QUE SÃO RESPONSÁVEIS POR CORTAR, PERFURAR OU TRANSPORTAR.

 - ALGUMAS ESPÉCIES POSSUEM MORDIDAS QUE CAUSAM BASTANTE DOR DEVIDO AO ÁCIDO FÓRMICO PRESENTE EM SUAS SALIVAS. ESSAS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS TAMBÉM PODEM SER LIBERADAS COMO FORMA DE DEFESA OU ATAQUE.

 - A FORMIGA POSSUI DOIS ESTOMAGOS QUE FICAM NO ABDÔMEN. UM RECEBE O ALIMENTO PARA PRÓPRIA FORMIGA E O OUTRO É USADO PARA O ALIMENTO QUE SERÁ COMPARTILHADO COM OUTRAS FORMIGAS.

 - NEM TODAS AS FORMIGAS POSSUEM ASAS, SOMENTE OS MACHOS E AS RAINHAS, POSSUEM O ACASALAMENTO QUE OCORRE DURANTE O VOO NUPCIAL.

 - APÓS O VOO NUPCIAL AS FÊMEAS CAEM, TIRAM SUAS ASAS E INICIAM UM NOVO FORMIGUEIRO.

www.fiocruz.br/biossegurança/Bis/jornal/formiga.htmmundoestranho.abril.com.br/mundo-animal/os-insetos-tem-olfatofranquiquimica.blogspot.com.br/2009/07/curiosidades-da-quimica-porque-picada-html

3 – Sugestão de Vídeo: A cigarra e a formiga


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário