quarta-feira, 27 de maio de 2020

1º ANO: ATIVIDADE 28/05

1º ANO



NO CADERNO
CABEÇALHO:
E.M. "PROFa AUTA CARDOSO DE MELLO"
MOGI DAS CRUZES, ___ / ___ / ___
PROFESSORA: ______________________ 1º ANO ___
MEU NOME É _______________
ALFABETO:A-B-C-D-E-F-G-H-I-J-K-L-M-N-O-P-Q-R-S-T-U-V-W-X-Y-Z
NÚMEROS: 0-1-2-3-4-5-6-7-8-9-10-11-12-13-14-15-16-17-18-19-20

LÍNGUA PORTUGUESA

- LETRAS DO NOME
• Abra o livro de atividades na página 108;
• Você pode ler o alfabeto ou cantarolar para a criança acompanhando a leitura com o dedo;
• Nesse momento a criança também pode ler o alfabeto ou cantá-lo;
• Em um caderno, escreva o nome de quatro pessoas conhecidas da criança em letra de forma maiúscula;
• Auxilie a criança a perceber quais letras aparecem em todos os nomes. Por exemplo, com os nomes MARIA, JORGE, BRUNO e ALINE, as letras A, R, I, O, E e N se repetem;
• Após a criança fazer essa análise, peça que ela escreva no local indicado no livro de atividades as letras que se repetem.

CASO A CRIANÇA JÁ SAIBA LER E ESCREVER:

  • INCENTIVE QUE REALIZE A LEITURA DAS COMANDAS COM AUTONOMIA (SOZINHOS) PORÉM OBSERVE SE HOUVE COMPREENSÃO;
  • NÃO DEIXE DE REALIZAR NENHUMA ATIVIDADE;COMPLEMENTE A ATIVIDADE NO CADERNO, UTILIZANDO O TEMA DO DIA, PEDINDO QUE A CRIANÇA ESCREVA PEQUENOS TEXTOS (FRASES, BILHETES, MENSAGENS, HISTÓRIAS), LISTAS DE PALAVRAS;
  • SUGESTÕES: NOMES (PROFESSORAS); BILHETE PARA A PROFESSORA; RELATO PESSOAL DE MOMENTO COM A PROFESSORA;
  • SE ESCOLHER POR LISTA DE PALAVRAS: INCENTIVE A ESCRITA ORTOGRAFICAMENTE CORRETA E EM FRENTE DE CADA PALAVRA, REALIZE A SEPARAÇÃO SILÁBICA 

MATEMÁTICA


• Responsável, junto com a criança conte quantas pessoas moram na residência. Ela pode registrar a quantidade no caderno;

• Em seguida, conte quantos são homens ou meninos e quantas são mulheres ou meninas. Registre essas quantidades no caderno também;
• Abra o livro de atividades na página 12.
Leia o enunciado com a criança acompanhando a leitura;

• Peça que ela conte as canetinhas da ilustração e escreva o número ao lado;
• Caso a criança apresente dificuldade, peça que ela vá marcando com o lápis sobre a canetinha que já contou para não se perder na contagem;
• Outra possibilidade é entregar a quantidade de canetinhas com os objetos manipuláveis e pedir que a criança conte para então escrever o número no quadrinho;
• Se a criança conseguir contar, mas não chegar à escrita do número correspondente, é possível apresentar o quadro numérico de 1 a 20 ou outros portadores que contenham numerais em sequência como o calendário, por exemplo, para que ela conte e chegue ao número que precisa escrever.

GEOGRAFIA

LOCALIZAÇÃO: ASSISTA O VÍDEO E REALIZE OS COMANDOS COM A CRIANÇA.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário