1º ANO
NO CADERNO
CABEÇALHO:
E.M. "PROFa AUTA CARDOSO DE MELLO"
MOGI DAS CRUZES, ___ / ___ / ___
PROFESSORA: ______________________ 1º ANO ___
MEU NOME É _______________
ALFABETO:A-B-C-D-E-F-G-H-I-J-K-L-M-N-O-P-Q-R-S-T-U-V-W-X-Y-Z
ALFABETO:A-B-C-D-E-F-G-H-I-J-K-L-M-N-O-P-Q-R-S-T-U-V-W-X-Y-Z
NÚMEROS: 0-1-2-3-4-5-6-7-8-9-10-11-12-13-14-15-16-17-18-19-20
• Abra o livro de atividades na página 12.
LÍNGUA PORTUGUESA
- LETRAS DO NOME
• Abra o livro de atividades na página 108;
• Você pode ler o alfabeto ou
cantarolar para a criança acompanhando a leitura com o dedo;
• Nesse momento a criança também pode
ler o alfabeto ou cantá-lo;
• Em um caderno, escreva o nome de
quatro pessoas conhecidas da criança em letra de forma maiúscula;
• Auxilie a criança a perceber quais
letras aparecem em todos os nomes. Por exemplo, com os nomes MARIA, JORGE,
BRUNO e ALINE, as letras A, R, I, O, E e N se repetem;
• Após a criança fazer essa análise, peça que
ela escreva no local indicado no livro de atividades as letras que se repetem.
CASO A CRIANÇA JÁ SAIBA LER
E ESCREVER:
- INCENTIVE QUE REALIZE A LEITURA DAS COMANDAS COM AUTONOMIA (SOZINHOS) PORÉM OBSERVE SE HOUVE COMPREENSÃO;
- NÃO DEIXE DE REALIZAR NENHUMA ATIVIDADE;COMPLEMENTE A ATIVIDADE NO CADERNO, UTILIZANDO O TEMA DO DIA, PEDINDO QUE A CRIANÇA ESCREVA PEQUENOS TEXTOS (FRASES, BILHETES, MENSAGENS, HISTÓRIAS), LISTAS DE PALAVRAS;
- SUGESTÕES: NOMES (PROFESSORAS); BILHETE PARA A PROFESSORA; RELATO PESSOAL DE MOMENTO COM A PROFESSORA;
- SE ESCOLHER POR LISTA DE PALAVRAS: INCENTIVE A ESCRITA ORTOGRAFICAMENTE CORRETA E EM FRENTE DE CADA PALAVRA, REALIZE A SEPARAÇÃO SILÁBICA
MATEMÁTICA
• Responsável, junto com a criança
conte quantas pessoas moram na residência. Ela pode registrar a quantidade no
caderno;
• Em seguida, conte quantos são
homens ou meninos e quantas são mulheres ou meninas. Registre essas quantidades
no caderno também;
Leia o enunciado com a criança
acompanhando a leitura;
• Peça que ela conte as canetinhas da
ilustração e escreva o número ao lado;
• Caso a criança apresente
dificuldade, peça que ela vá marcando com o lápis sobre a canetinha que já
contou para não se perder na contagem;
• Outra possibilidade é entregar a
quantidade de canetinhas com os objetos manipuláveis e pedir que a criança
conte para então escrever o número no quadrinho;
• Se a criança conseguir contar, mas não chegar
à escrita do número correspondente, é possível apresentar o quadro numérico de
1 a 20 ou outros portadores que contenham numerais em sequência como o calendário,
por exemplo, para que ela conte e chegue ao número que precisa escrever.
GEOGRAFIA
LOCALIZAÇÃO: ASSISTA O VÍDEO E
REALIZE OS COMANDOS COM A CRIANÇA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário