domingo, 4 de abril de 2021

3º ano - 05 a 09.04

 




SEGUNDA-FEIRA


05/04

LEITURA: Quem são os primatas? / Como os primatas ajudam a floresta a crescer?


DESAFIO DO DIA:

Leia a situação problema, identifique qual operação deve ser usada para resolvê-lo (adição ou subtração), pinte as palavras que identificam qual operação deve ser usada.


Luísa tinha 24 figurinhas e ganhou 32 de Luana. Quantas figurinhas ela tem agora?



  • ATIVIDADE 1 - LÍNGUA PORTUGUESA/ HISTÓRIA/ GEOGRAFIA: Palavras de origem indígena

Assista ao vídeo: TU TU TU TUPI - pelo link:



Faça a leitura da letra da música e circule as palavras que serão ditadas no ÁUDIO-DITADO enviado no grupo da turma.


  • ATIVIDADE 2 - LÍNGUA PORTUGUESA: Identificação (leitura) de palavras e/ou significados de mesmo campo semântico:

RETIRE DO TEXTO:


5 alimentos nomeados pelos indígenas:

5 cidades nomeadas pelos indígenas:

O significado da palavra jacaré:

O significado de Tatuapé:




  • ATIVIDADE 3  - LÍNGUA PORTUGUESA/ HISTÓRIA/ GEOGRAFIA: Vídeo "Mogi, uma cidade indígena"

Nossa cidade possui uma herança da língua indígena, você já percebeu? Inicialmente, vamos assistir à videoaula pelo seguinte link: www.youtube.com/watch?v=LCASy6IfrOM 




  • SOLICITAÇÃO DE MATERIAIS: Pedimos que, se possível, separem os seguintes materiais para a aula de amanhã: caixa de papelão aberta (para dar sustentação ao tabuleiro, mas nada impede que usem folha de sulfite), régua, caneta hidrocor ou lápis de cor, 15 tampinhas de garrafa ou 15 círculos de papel.




TERÇA-FEIRA


06/04

LEITURA: Por que os macacos dormem em árvores?


DESAFIO DO DIA:

Leia a situação problema, identifique qual operação deve ser usada para resolvê-lo (adição ou subtração), pinte as palavras que identificam qual operação deve ser usada.


Marta tinha 54 figurinhas, mas perdeu 22 num jogo. Quantas figurinhas ela tem agora?



  • ATIVIDADE 1 - MATEMÁTICA/ ED FÍSICA/ HISTÓRIA/ ARTE: Leitura das regras e confecção de tabuleiro de jogo:

Acesse o seguinte link: jogodaonca_para_imprimir.pdf (ludosofia.com.br)




  • ATIVIDADE 2 - MATEMÁTICA/ ED FÍSICA/ HISTÓRIA/ ARTE: Jogar o “Jogo da onça”

Agora que seu tabuleiro está pronto, assista ao vídeo a seguir para aprender mais sobre o jogo e como jogá-lo. Grave um pequeno vídeo seu jogando o jogo e envie para sua professora.

Link para vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=VQwCfAGJt-M 




  • ATIVIDADE 3  - MATEMÁTICA - Mais gráficos


Vamos exercitar mais um pouquinho a leitura e compreensão de gráficos?



QUARTA-FEIRA


07/04


LEITURA: Por que os macacos têm cauda?

DESAFIO DO DIA:

Leia a situação problema, identifique qual operação deve ser usada para resolvê-lo (adição ou subtração), pinte as palavras que identificam qual operação deve ser usada.


Paulo tem 32 figurinhas e Júlio tem 56. Quantas figurinhas têm os dois juntos?


  • ATIVIDADE 1 - LÍNGUA PORTUGUESA/ HISTÓRIA/ GEOGRAFIA:  Assista a contação de história.

Assista a contação de história pelo seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=QNzu3aQ3ubw 



  • ATIVIDADE 2 - MATEMÁTICA - FORMAS GEOMÉTRICAS

  • ATIVIDADE 3- ARTE/ LÍNGUA PORTUGUESA: atividade de musicalização


Assista a vídeo aula: Musicalização - Encontros e Reencontros: Po Hamék - YouTube



Vamos brincar com a música e, de quebra, aprender um pouco mais sobre a cultura brasileira! Para isso, vamos conhecer a canção indígena Po Hamék, cantada por crianças do povo Krenak. 



QUINTA-FEIRA


08/04

LEITURA: Qual é a maior ave da natureza?

DESAFIO DO DIA

Leia a situação problema, identifique qual operação deve ser usada para resolvê-lo (adição ou subtração), pinte as palavras que identificam qual operação deve ser usada.


Jorge colou 27 figurinhas no álbum e ainda restaram 12. Quantas figurinhas ele tem?


  • ATIVIDADE 1 - ARTE/ HISTÓRIA/ GEOGRAFIA: Curiosidades sobre os indígenas em nosso país.

Assista ao vídeo :Fafá conta curiosidades - Dia do Índio, pelo seguinte link:

https://www.youtube.com/watch?v=wnqk899N6aI&list=PLUljRP5GwfllpFBdV6WASw1fYLvvLZOBY



Agora, anote em seu caderno, ao menos, uma curiosidade que tenha te chamado a atenção enquanto assistia o vídeo.


  • ATIVIDADE 2 - MATEMÁTICA: Figuras geométricas planas e espaciais - retomada de conteúdos

Assista ao vídeo explicativo, pelo seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=_gEm11EDh5U.



Agora, que os conteúdos sobre geometria foram retomados, jogue o jogo das figuras geométricas planas, disponível no seguinte link: 

https://wordwall.net/pt/resource/4237917/figuras-geom%C3%A9tricas-espaciais

Por último, identifique em sua casa 3 objetos que podem representar as figuras espaciais, escreva o nome do objeto e da forma que ele representa em seu caderno. Tire fotos dos objetos e mande para a professora.


  • ATIVIDADE 3 - MATEMÁTICA: Figuras geométricas espaciais



SEXTA-FEIRA


09/04

LEITURA: Por que as corujas dormem de dia?

DESAFIO DO DIA

Leia a situação problema, identifique qual operação deve ser usada para resolvê-lo (adição ou subtração), pinte as palavras que identificam qual operação deve ser usada.


Renato tem 50 carrinhos. Pedro tem 15 a menos que ele. Quantos carrinhos tem Pedro?


  • ATIVIDADE 1 - MATEMÁTICA: Formas geométricas

Acesse o seguinte link e aprenda se divertindo sobre as formas geométricas:

https://wordwall.net/pt/resource/12806858/figuras-geom%c3%a9tricas



  • ATIVIDADE 2 - LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura de texto - Chapeuzinho Azul

Link para história: https://www.youtube.com/watch?v=cpWevslH37w





  • ATIVIDADE 3 - LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de texto:

Após a leitura da história “Chapeuzinho Azul”, responda as questões em seu caderno:


  1. Quem é a personagem principal da história?  

  2. Quem fez a capinha com capuz que ela usava? Como era a roupa?

  3. O que a mãe de Chapeuzinho Azul pediu que ela levasse para a vovó?

  4. Escreva em seu caderno a música cantada por Chapeuzinho Azul

  5. O que aconteceu quando o Lobo chegou na casa da Vovó?]O que o Caçador fez quando abriu a porta da casa da Vovó?

  6. Por que a Vovó e a Chapeuzinho foram presas?



Nenhum comentário:

Postar um comentário