domingo, 28 de março de 2021

INFANTIL III - 29.03 A 01.04

SEGUNDA-FEIRA – 29/03


Título:

COLEÇÃO ELEMENTOS DA NATUREZA

Campos de experiência:

- Escuta, fala, pensamento e  imaginação;

- Eu, o outro e o nós;

- Traços, sons, cores e formas.

- Corpo, gestos e movimentos.


Descrição:

  1. Assista ao vídeo da SME:



  1. Para realizar esta experiência, será  necessário um passeio que pode ser feito pelo jardim da casa ou pela praça próxima à residência da criança, respeitando o distanciamento social e o uso de máscara. 

  2. Proponha que ela providencie a “mochila da natureza” para guardar os elementos naturais coletados do chão. Ela poderá utilizar uma sacola, um saquinho de tecido ou até mesmo uma mochila. Oriente para que guarde nesta mochila o que encontrar de elementos naturais como: uma folha verde brilhante, tipos

             diferentes de sementes, folhas de diversos formatos e tamanhos,

             pedrinhas, galhos de diferentes tamanhos, entre outros. 

  1. Peça que a criança guarde os elementos naturais na “mochila da natureza”, pois serão utilizados nas próximas experiências. É importante orientar a criança para não coletar nada que possa ser perigoso ou que tenha pontas, farpas ou espinhos. Verifique se não tem nenhum inseto nas folhas e galhos também. As crianças são curiosas e prestam atenção a cada detalhe, procurando formas ou semelhanças com o que já conhecem. Aproveitem o momento para explorar a singularidade de cada objeto coletado.

  2. A segunda etapa da atividade é uma conversa para observação, contagem e classificação do que foi coletado. Estimule a criança a falar sobre as características de cada um dos objetos, se foi fácil encontrá-los, como eles são e quantos são. Aguçe a curiosidade, a concentração, o raciocínio e os sentidos, explorando as texturas, formas e cheiros dos materiais coletados.

  3. Permita que a criança explore tudo da maneira que quiser e no local onde estiverem. Em seguida, oriente a organizar os objetos por tipo, cor, formato, tamanho ou peso, podendo colocá-los em diferentes caixas (de papelão ou similar). Incentive a contar quantos objetos foram colocados em cada caixa.

  4.  Proponha que a criança registre em forma de desenho ou

              escrevendo como puder em uma folha de papel, os materiais       

              coletados e as suas quantidades. Não esqueça de mandar foto!!!


Imagens 

    




TERÇA-FEIRA – 30/03


Título:

INVESTIGADORES DO JARDIM

Campos de experiência:

- Escuta, fala, pensamento e  imaginação;

- Eu, o outro e o nós;

- Traços, sons, cores e formas.

- Corpo, gestos e movimentos.

Descrição:

  1. Assista o poema: “Leilão de Jardim” ou Leia para a criança.



  1. Leve a criança a um jardim, canteiro ou qualquer outro espaço que tenha plantas, podendo até ser dentro de casa, devido ao período de afastamento social pela qual estamos passando. 

  2. Nesse espaço, incentive a criança a investigar e procurar por pequenos insetos e outros bichinhos de jardim como: formiga, joaninha, minhoca, tatu bolinha, caracol, grilo, entre outros. Aproveitem para criar um cenário investigativo, providenciando uma lupa (que pode ser de faz de conta com qualquer objeto que tenham em casa ou feito de material reciclável) e saindo em busca desses animaizinhos pequenos.

  3. Para registrar essa investigação, a criança poderá tirar fotos ou desenhar os insetos encontrados. 

  4. Sugira que, em seguida, escreva de maneira espontânea, ou seja, da forma que conseguir, os nomes dos insetos encontrados.   

Imagens 

    







QUARTA-FEIRA - 31/03


Título:

.MÍMICA DOS ANIMAIS

Campos de experiência:

- Escuta, fala, pensamento e  imaginação;

- Eu, o outro e o nós;

- Traços, sons, cores e formas.

- Corpo, gestos e movimentos.


Descrição:

  1. Proponha, para esta experiência, uma brincadeira em família. Explique que, ao som de uma música, deverão dançar livremente. Quando a música parar, um dos participantes deverá fazer a mímica de um animal para que os outros participantes adivinhem qual é. Aproveitem para lembrar quais os animais que encontraram no jardim, a partir da experiência anterior, para fazer a mímica deles também. Caso a criança não saiba brincar de mímica, explique como é a brincadeira e faça uma vez para que ela entenda. Diga que terá que imitar os animais com gestos e movimentos sem falar ou emitir som que dê dicas ou pistas sobre o animal. A brincadeira poderá continuar com um revezamento de quem faz a mímica e quem adivinha, combinando de não repetir o mesmo animal e tentar fazer a imitação de animais conhecidos para depois ampliar para animais não tão conhecidos.

  2. Indicações de músicas:

  • Tiquequê | Se eu fosse…



  • Palavra Cantada - Ciranda dos Bichos  


  • Palavra Cantada | Músicos e Dançarino


  • Sapo Martelo | ZiS









QUINTA-FEIRA - 01/04


Título:

COLAGEM E PINTURA COM FOLHAS DE ÁRVORES

Campos de experiência:

- Escuta, fala, pensamento e  imaginação;

- Eu, o outro e o nós;

- Traços, sons, cores e formas.

- Corpo, gestos e movimentos.

Descrição:

  1. A experiência começa com uma volta pelo entorno da casa, pelo quintal ou jardim de acordo com a disponibilidade da família para coletar folhas de árvores secas que já estejam caídas pelo chão. Se a criança já tiver folhas em sua coleção de elementos naturais na “mochila da natureza”, poderá utilizá-las. E a família que tiver o acesso às plantas, sem precisar sair de casa, melhor.

  2. Oriente a criança a coletar folhas sem pontas, farpas ou espinhos. Verifique se não tem nenhum inseto nelas e passe um pano seco para deixá-las prontas para colagem.

  3. A criação e colagem pode ser de livre inspiração da criança ou ainda ser temática, uma  ilustração de alguma história contada ou uma música apresentada. Permita que a criança faça a colagem das folhas da maneira que quiser na folha sulfite ou outro papel que tenha em casa. Depois de seca a cola, poderá enfeitar com tinta e pincel a sua composição, formando animais ou o que a criatividade permitir. Vejo o exemplo na figura.

Imagens 



SEXTA-FEIRA -02/04 – FERIADO (SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário