sexta-feira, 27 de novembro de 2020

1º ANO: ATIVIDADE 27/11

1º ANO

NÃO SE ESQUEÇA DE REGISTRAR A DATA DE HOJE NO SEU CADERNO!

ATIVIDADES

LÍNGUA PORTUGUESA

ASSISTA O VÍDEO E REGISTRE NO CADERNO OS ANIMAIS FEITOS DE SOMBRA QUE NELE APARECEM: 

MATEMÁTICA

ASSISTA O VÍDEO:



● QUAL MÊS CITADO NA MÚSICA?

● FAÇA NO CADERNO OS MESES DO ANO.

REGISTRE NA FRENTE DE CADA MÊS QUANTOS DIAS ELE TEM; 

CIÊNCIAS

Realizando o experimento

Material: duas figuras de formatos diferentes (um aviãozinho e um livro, por exemplo) e tamanhos diferentes (uma grande e uma pequena), uma fonte de luz (lanterna), uma sala escurecida, uma parede para projeção das sombras, fita adesiva, varetas (palitos de churrasco).

Como fazer

Prepare com a turma o material necessário à atividade experimental. Recorte, no papelão, as figuras do aviãozinho e do livro (uma grande e uma pequena). Prenda uma vareta em cada figura com a fita adesiva.

A seguir acenda a lanterna, escureça a sala e produza um foco de luz numa parede bem clara. Peça a uma criança que coloque, entre o foco de luz e a parede, as figuras, uma de cada vez, enquanto a turma observa. A seguir, peça que coloque a primeira figura pequena perto da lanterna e, a depois, na mesma direção, mantendo um espaço entre elas, a figura igual grande. A turma continua observando o que acontece com a sombra.

Pergunte às crianças:

- O que é preciso para produzir sombra?

- As sombras variam de acordo com a forma das figuras? Explique.Peça às crianças que escolham uma figura. Acenda a lanterna e projete um foco de luz sobre ela na vertical (de cima para baixo).

Pergunte:

O que aconteceu com a sombra?A seguir projete o foco de luz de forma inclinada.

Pergunte:

- E agora, o que aconteceu com a sombra?

- O que foi preciso fazer para projetar sombras mais compridas?

- E mais curtas?

vale lembrar que pela manhã e à tarde, as sombras se formam em direções opostas. Isso porque o Sol parece que se movimenta do nascente para o poente durante o dia e as sombras sempre se formam em sentido oposto ao da luz. Na atividade experimental você viu que quando a luz é projetada na vertical, quase não há sombra. E que quando ela é projetada na horizontal, quanto mais inclinado estiver o foco de luz maior é a sombra. O mesmo fenômeno explica as diferenças no tamanho das sombras no decorrer do dia (manhã, mais comprida; ao meio dia quase não se observa a sombra; à tarde, mais comprida), devido à posição aparente do Sol no céu.

Professor, após a discussão proponha para a turma outras atividades usando uma fonte de luz artificial, como uma lanterna. Destacamos, dentre elas, teatro de sombras; com as mãos, formar figuras diferentes parecidas com animais; aumentar e diminuir o tamanho dos objetos aproximando-os ou afastando-os da lanterna; colocar objetos feitos de materiais diferentes (opacos, translúcidos e transparentes) e observar se eles projetam sombras; produzir sombras iguais utilizando objetos diferentes e explicar o que é necessário fazer para que isso aconteça.

FONTE: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7833

ARTE

LEITURA (COM APOIO DE UM ADULTO)



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