1º ANO
NÃO SE ESQUEÇA DE REGISTRAR A DATA DE HOJE NO SEU CADERNO!
ATIVIDADES
LÍNGUA PORTUGUESA
MATEMÁTICA
ASSISTA O VÍDEO:● QUAL MÊS CITADO NA MÚSICA?
● FAÇA NO CADERNO OS MESES DO ANO.
REGISTRE NA FRENTE DE CADA MÊS QUANTOS DIAS ELE TEM;
CIÊNCIAS
Realizando o experimento
Material: duas figuras de formatos diferentes (um aviãozinho e um livro, por exemplo) e tamanhos diferentes (uma grande e uma pequena), uma fonte de luz (lanterna), uma sala escurecida, uma parede para projeção das sombras, fita adesiva, varetas (palitos de churrasco).
Como fazer
Prepare com a turma o material necessário à atividade experimental. Recorte, no papelão, as figuras do aviãozinho e do livro (uma grande e uma pequena). Prenda uma vareta em cada figura com a fita adesiva.
A seguir acenda a lanterna, escureça a sala e produza um foco de luz numa parede bem clara. Peça a uma criança que coloque, entre o foco de luz e a parede, as figuras, uma de cada vez, enquanto a turma observa. A seguir, peça que coloque a primeira figura pequena perto da lanterna e, a depois, na mesma direção, mantendo um espaço entre elas, a figura igual grande. A turma continua observando o que acontece com a sombra.
Pergunte às crianças:
- O que é preciso para produzir sombra?
- As sombras variam de acordo com a forma das figuras?
Explique.Peça às crianças que escolham
uma figura. Acenda a lanterna e projete um foco de luz sobre ela na vertical
(de cima para baixo).
Pergunte:
O que aconteceu com a sombra?A seguir projete o foco de luz de forma inclinada.
Pergunte:
- E agora, o que aconteceu com a sombra?
- O que foi preciso fazer para projetar sombras mais
compridas?
- E mais curtas?
vale lembrar que pela
manhã e à tarde, as sombras se formam em direções opostas. Isso porque o Sol
parece que se movimenta do nascente para o poente durante o dia e as sombras
sempre se formam em sentido oposto ao da luz. Na atividade experimental você
viu que quando a luz é projetada na vertical, quase não há sombra. E que quando
ela é projetada na horizontal, quanto mais inclinado estiver o foco de luz
maior é a sombra. O mesmo fenômeno explica as diferenças no tamanho das sombras
no decorrer do dia (manhã, mais comprida; ao meio dia quase não se observa a
sombra; à tarde, mais comprida), devido à posição aparente do Sol no céu.
Professor, após a discussão proponha para a turma outras atividades usando uma fonte de luz artificial, como uma lanterna. Destacamos, dentre elas, teatro de sombras; com as mãos, formar figuras diferentes parecidas com animais; aumentar e diminuir o tamanho dos objetos aproximando-os ou afastando-os da lanterna; colocar objetos feitos de materiais diferentes (opacos, translúcidos e transparentes) e observar se eles projetam sombras; produzir sombras iguais utilizando objetos diferentes e explicar o que é necessário fazer para que isso aconteça.
FONTE: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7833
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