quinta-feira, 5 de novembro de 2020

1º ANO: ATIVIDADE 06/11

1º ANO

ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS

CABEÇALHO

E.M. PROFESSORA AUTA CARDOSO DE MELLO

MOGI DAS CRUZES, __ DE OUTUBRO DE 2020.

PROFESSORA:

TURMA: 1º ANO __

NOME: 

LÍNGUA PORTUGUESA

QUINTA ATIVIDADE - LISTA DE FRUTAS

Nesta atividade, a criança deverá fazer uma lista das possíveis frutas que a Bruxa má poderia ter utilizado para envenenar a princesa da história. Os nomes das frutas devem ser registrados no caderno, em formato de lista, ou seja, um item embaixo do outro;

Sugestão de frutas que ela poderá escrever: FRAMBOESA; MORANGO; GOIABA; PERA; UVA.

Se for necessário, a criança pode, em um primeiro momento, escrever as palavras utilizando as letras do alfabeto móvel, para que algum familiar confira se utilizou as letras corretas na escrita e depois passar a lista no caderno;

Caso a criança tenha escrito algumas palavras com letras trocadas, com mais letras, ou com menos letras, se for possível, auxilie para que ela escreva com as letras corretas;

DICA DA PROFESSORA: Para as crianças que já conseguem ler e escrever com autonomia, poderá propor que ela elabore outra lista de frutas em seu caderno, sem repetir as que já foram indicadas nesta atividade.

MATEMÁTICA

A Atividade 16.4 (páginas 82 e 83) possibilita indicar o número de objetos que será obtido se forem acrescentados ou retirados objetos a uma coleção dada. 


    

Leia o enunciado para a criança e solicite que observe o quadro com os desenhos dos quadradinhos.

O desafio é descobrir se ela precisará desenhar mais quadradinhos ou apagar para atingir a quantidade desejada. Observe se na contagem, ela marca cada quadradinho contado, se faz grupinhos para contar os quadradinhos ou outra estratégia.

Se for necessário, o adulto que acompanha pode ajudá-la a se organizar para realizar a contagem. Peça que responda às questões.

A Atividade 16.5 (página 84) possibilita que as crianças comparem números naturais e identifiquem o maior e o menor em um intervalo estabelecido. Inicie uma conversa com a criança perguntando: • Você se lembra da brincadeira de bingo realizada na atividade 9.4 da Semana 9? • Você achou divertida a brincadeira?

• O que aprendeu jogando?

• Você sabe me dizer onde acontece essa brincadeira de bingo na realidade? (Caso não saiba, comente que esse jogo é utilizado em quermesse se ações beneficentes).

A seguir, entregue o livro para a criança e leia o enunciado. Peça para que observe – uma a uma – as cartelas de números e que circule o maior número de cada cartela. Oriente a registrar os números circulados nas cartelas em ordem crescente (do menor para o maior).

Depois peça que explique como pensou para comparar esses números e como faz para organizar a sequência dos números circulados em ordem crescente. Se precisar, você pode usar o quadro numérico.

O uso de quadros numéricos pode ajudar nesse tipo de atividade, em que os alunos precisam comparar números. É importante notar que, em algumas cartelas, os números estarão posicionados em uma coluna, como é o caso da primeira cartela, onde todos estão na coluna do 5; numa mesma linha como é o caso da segunda cartela, em que todos os números estão na linha do 60; ou mesmo na diagonal, como é a situação da terceira cartela. Isso não ocorre nas três últimas cartelas, trazendo um desafio a mais para as crianças.




ATIVIDADES COMPLEMENTARES

LÍNGUA PORTUGUESA


CASO A CRIANÇA AINDA NÃO ESCREVA SOZINHA, O ADULTO PODE REGISTRAR A HISTÓRIA CONTADA POR ELE.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Brincadeira Cantada

LEITURA



Nenhum comentário:

Postar um comentário