1º ANO
ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS
CABEÇALHO
E.M. PROFESSORA AUTA CARDOSO DE MELLO
MOGI DAS CRUZES, __ DE OUTUBRO DE 2020.
PROFESSORA:
TURMA: 1º ANO __
NOME:
LÍNGUA PORTUGUESA
TERCEIRA ATIVIDADE - LEITURA DE UM BILHETE• Nesta atividade, a criança irá dedicar um tempinho para retomar os estudos sobre o bilhete, um tipo de texto muito utilizado. Sempre escrito com mensagens simples, normalmente em pequenos papéis e enviado para alguém para que possamos dar um recado, enviar uma mensagem; • Auxilie a criança a ler o bilhete abaixo no qual a rainha má escreveu para o caçador:
• Sugerimos que algum familiar faça a leitura do bilhete e pergunte à criança para que ela responda oralmente:
• PARA QUEM FOI ESCRITO O BILHETE QUE ACABEI DE LER?
• QUAL ERA A FINALIDADE E O ASSUNTO?
• QUEM ESCREVEU?
• ELA FEZ ALGUMA SAUDAÇÃO DE DESPEDIDA?
• Auxilie a criança a identificar que o bilhete foi escrito ao caçador, para contar que ela descobriu que a princesa está viva e que irá procurá-la para fazê-la dormir para sempre, que quem escreveu foi a Rainha má e que ela se despediu com “ATÉ NUNCA MAIS”;
• Converse com a criança e explique, usando o exemplo acima, que ao escrever, precisamos dizer para quem é o bilhete, qual o assunto, ou seja o recado que queremos passar, uma despedida e precisamos nos identificar, para que a pessoa saiba quem lhe deixou o bilhete;
• Agora que já retomamos sobre esse gênero textual, se a criança ficar com dúvidas, entrem em contato com algum professor da unidade escolar. Eles estarão a postos para ajudar.
QUARTA ATIVIDADE - ESCRITA DE UM BILHETE
Converse com a criança, dizendo que na atividade passada, nós estudamos um pouquinho sobre o bilhete. Agora chegou a hora de escrever um bilhete para Branca de Neve; Peça para ela anotar esses pontos:
• O BILHETE SERÁ ESCRITO PARA A BRANCA DE NEVE;
• O BILHETE SERÁ ESCRITO PARA AVISAR QUE A RAINHA MÁ DESCOBRIU QUE ELA ESTÁ VIVA E QUE ESTÁ PLANEJANDO SUA MORTE;
• NO BILHETE NÃO PODE FALTAR UMA SAUDAÇÃO DE DESPEDIDA E O NOME DE QUEM ESTÁ ESCREVENDO.
Sabendo dessas informações, a criança deverá escrever em seu caderno, esse bilhetinho. É necessário lembrá-la de colocar todas as informações que levantamos aqui. Se for preciso, volte à videoaula com as orientações ou a auxilie na retomada das informações.
MATEMÁTICA
Leia o enunciado, solicite que observe a tabela e analise os dados que nela aparecem. Observe se a criança percebe que os pontos foram organizados em marcas de 5 em 5.
Havendo possibilidade, conte com ela de 5 em 5. Depois peça que responda às questões, observando se ela consegue comparar os pontos de cada um para identificar qual dos amigos fez mais pontos, qual fez menos pontos e a quantidade de pontos de cada um. Finalmente, pergunte:
Quantos pontos Vinícius fez a mais que Eduardo? Explore com as crianças o fato de que “a mais” não está relacionado à adição, mas a uma comparação entre duas quantidades.
MATEMÁTICA
ARTES
MODO DE FAZER
É bem simples. Os dois levam papéis
quadrados, em nosso caso com 7,5 cm de lado.
Para o anão dobre no sentido vertical 1/3
da altura.
Marque também 1/3 e 2/3 da largura e
dobrar colocando uma terça parte na outra.
Para o chapéu dobre em triângulo e também
marque 1/3 e 2/3 da base do chapéu para fazer a dobra diagonal com o topo.
As pontas excedentes são colocadas para
dentro do chapéu como no modelo.
Colar o chapéu na cabeça.
Não há necessidade de colar o anão,
somente se achar necessário.
O material usado foi papel cor de um lado
e beranco do outro, mas colamos uma pequena tira (3 x7,5 cm) para dar maior
colorido ao rosto.
ACABAMENTOS
Cortamos papel branco oval para fazer as
barbas dos anões.
O Dunga não tem barba, mas tem orelhões
que foram recortados (em nosso caso aproveitamos o cortador de maçãs e
dividimos ao meio) em papel cor da pele.
Os demais acabamentos ficaram por conta de
canetinhas coloridas.





Nenhum comentário:
Postar um comentário