quarta-feira, 21 de outubro de 2020

1º ANO: ATIVIDADE 29/10

1º ANO

ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS

CABEÇALHO

E.M. PROFESSORA AUTA CARDOSO DE MELLO

MOGI DAS CRUZES, __ DE OUTUBRO DE 2020.

PROFESSORA:

TURMA: 1º ANO __

NOME: 

ARTES VISUAIS

Assista a videoaula de ciências dessa semana:


ATIVIDADE PINTURA SOPRADA

Na videoaula, foram utilizados os seguintes objetos:

• Papel sulfite
• Tinta guache de várias cores
• Copos descartáveis
• Canudo de papel 
• Água 
• Canetinhas coloridas
• Fita adesiva ou cola
• Pincel 

Auxilie a criança a buscar os objetos listados na residência, se possível. 

A proposta consiste em:


1º MOMENTO

Observar cada item listado; 

2º MOMENTO 

Primeiro, ajude a criança a preparar a tinta guache. Ela deverá colocar uma pequena porção em um copo com pouquinho de água, o suficiente para diluir a tinta, deixando-a mais líquida (fazer o mesmo processo da preparação com outras cores). • Sugestão: Caso a criança não tenha canudo em casa, ensine-a confeccioná-lo, enrolando a ponta da folha de sulfite ou folha de revista na diagonal até o final da folha prendendo a ponta com fita adesiva ou cola. Com a tesoura sem ponta, ela pode aparar as extremidades do canudo.

3º MOMENTO 

Em seguida, a criança deverá pegar o pincel, molhar na tinta e sobre a folha de sulfite deixar cair, formando um pingo de tinta. Com o canudo, oriente a criança para soprar sobre o pingo de tinta para espalhar e criar uma forma (fazer o mesmo processo com outras cores). Essa forma é chamada abstrata porque não procura representar seres concretos, como pessoas, animais e objetos, mas sim transmitir ideias e sensações. Para que conheçam mais sobre essa arte, se quiserem, façam uma pesquisa sobre o artista americano Jackson Pollock e as suas obras, ele é um ótimo exemplo da arte abstrata. 

4º MOMENTO 

Depois que a criança terminar a pintura, será necessário deixar secar a folha. Assim que estiver seca a pintura, oriente a criança para observar as formas. A criança poderá deixar a sua pintura abstrata, ou se quiser torná-la figurativa, criando personagens, poderá usar canetinhas coloridas para desenhar os olhos, a boca, pernas, braços, etc. nas formas que ela criou soprando a tinta. A criança também poderá usar as expressões de medo, assustado, bravo, feliz, etc. 

5º MOMENTO 

Para ficar mais divertido, se a criança quiser, peça para as pessoas que moram na mesma casa soprarem a tinta no papel também, assim ela terá formas de diferentes tamanhos e cores.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

LÍNGUA PORTUGUESA

MATEMÁTICA

Jogos online:

LEITURA



Nenhum comentário:

Postar um comentário