1º ANO
ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS
CABEÇALHO
E.M. PROFESSORA AUTA CARDOSO DE MELLO
MOGI DAS CRUZES, __ DE OUTUBRO DE 2020.
PROFESSORA:
TURMA: 1º ANO __
NOME:
ARTES VISUAIS
Assista a videoaula de ciências dessa semana:
ATIVIDADE PINTURA SOPRADA
Na videoaula, foram utilizados os seguintes objetos:
• Papel sulfite
• Tinta guache de várias cores
• Copos descartáveis
• Canudo de papel
• Água
• Canetinhas coloridas
• Fita adesiva ou cola
• Pincel
Auxilie a criança a buscar os objetos listados na residência, se possível.
A proposta consiste em:
1º MOMENTO
Observar cada item listado;
2º MOMENTO
Primeiro, ajude a criança a preparar a tinta guache. Ela deverá colocar uma pequena porção em um copo com pouquinho de água, o suficiente para diluir a tinta, deixando-a mais líquida (fazer o mesmo processo da preparação com outras cores). • Sugestão: Caso a criança não tenha canudo em casa, ensine-a confeccioná-lo, enrolando a ponta da folha de sulfite ou folha de revista na diagonal até o final da folha prendendo a ponta com fita adesiva ou cola. Com a tesoura sem ponta, ela pode aparar as extremidades do canudo.
3º MOMENTO
Em seguida, a criança deverá pegar o pincel, molhar na tinta e sobre a folha de sulfite deixar cair, formando um pingo de tinta. Com o canudo, oriente a criança para soprar sobre o pingo de tinta para espalhar e criar uma forma (fazer o mesmo processo com outras cores). Essa forma é chamada abstrata porque não procura representar seres concretos, como pessoas, animais e objetos, mas sim transmitir ideias e sensações. Para que conheçam mais sobre essa arte, se quiserem, façam uma pesquisa sobre o artista americano Jackson Pollock e as suas obras, ele é um ótimo exemplo da arte abstrata.
4º MOMENTO
Depois que a criança terminar a pintura, será necessário deixar secar a folha. Assim que estiver seca a pintura, oriente a criança para observar as formas. A criança poderá deixar a sua pintura abstrata, ou se quiser torná-la figurativa, criando personagens, poderá usar canetinhas coloridas para desenhar os olhos, a boca, pernas, braços, etc. nas formas que ela criou soprando a tinta. A criança também poderá usar as expressões de medo, assustado, bravo, feliz, etc.
5º MOMENTO
Para ficar mais divertido, se a criança quiser, peça para as pessoas que moram na mesma casa soprarem a tinta no papel também, assim ela terá formas de diferentes tamanhos e cores.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
LÍNGUA PORTUGUESA
Jogos online:
IXL —Somando 7 (prática de 1º ano
matemática)
IXL —Somando 8 (prática de 1º ano
matemática)


Nenhum comentário:
Postar um comentário