1º ANO
ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS
CABEÇALHO
E.M. PROFESSORA AUTA CARDOSO DE MELLO
MOGI DAS CRUZES, ___ DE OUTUBRO DE 2020.
PROFESSORA:
TURMA: 1º ANO __
NOME:
LÍNGUA PORTUGUESA
TERCEIRA ATIVIDADE -ATIVIDADE 7C - RODA DE CONVERSA SOBRE A BRINCADEIRANo dia seguinte da brincadeira, você conversará com a criança sobre como foi brincar de faz de conta, como foi brincar de trabalhar ou de ir às compras em um mercadinho de brincadeira;
Essa conversa sobre a brincadeira é um momento muito rico em que a criança pode refletir sobre o que vivenciou, expor o que mais gostou, ou o que achou que poderia ser diferente;
Este também será um momento para que você combine com a criança e demais membros da família, uma nova rodada do jogo, mas com troca entre os papéis. Ou seja, vocês poderão brincar novamente, mas agora, exercendo outra função no mercadinho. É muito importante que a criança vivencie os diferentes papéis;
Depois de conversarem e combinarem, a criança deverá registrar em seu caderno, as funções e os nomes de quem as farão no próximo dia em que forem brincar;
Se for preciso, auxilie a criança na retomada da tabela que foi utilizada na atividade 7A, pois assim, além de deixar a brincadeira organizada, ela conseguirá conferir quem fez o que, e assim, trocar os papéis no jogo.
A Atividade 15.3 (página
76), propõe relatar acontecimentos relativos a um dia, utilizando os horários
dos eventos.
Inicie uma conversa
comentando com a criança que, nesta atividade, ela vai pensar como acontece a
rotina dela. Você pode fazer perguntas como:
- Que horas você se levanta pela manhã?
- O que faz depois de levantar? (deixe que comente sua rotina)
- A que horas almoça?
- Você tem um programa de TV favorito? Sabe a que horas começa?
- Qual é o horário que você costuma ir dormir?
Pode ser que a criança
não saiba exatamente os horários de sua rotina. Nesse caso, você pode pedir que
ela complete a atividade ao longo de um dia, combinado por vocês, marcando o
horário em que cada uma das atividades, acontece. Elas devem ser registradas
com horas cheias ou exatas, por exemplo, se o almoço foi às 12 horas e 15
minutos, peça para a criança marcar apenas 12 horas.
Na tabela do livro, onde
está escrito “ir para a escola”, poderá registrar o horário organizado pela
família para fazer as atividades de aprendizagem em casa, diante da atual
situação de distanciamento social.





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