INFANTIL IV
1- VIDEOAULA
Assista a videoaula 10
2- ATIVIDADE PRÁTICA
BORBOLETA - SIMETRIA
Explique para a criança que nesta proposta irão abordar a simetria, ou seja, a correspondência entre duas ou mais partes iguais;
Entregue à criança um palito de sorvete ou um canudo, ou algo que tenha o mesmo formato em sua totalidade e peça que coloque o objeto na ponta do dedo, horizontalmente, sem deixá-lo cair;
Faça questionamentos que levem à descoberta da necessidade de encontrar o centro do palito e deixar os dois lados iguais, com a mesma proporção:
- Como podemos equilibrar este objeto na ponta dos dedos?
- Ele está pesado?
- Tem o mesmo formato nos seus lados direito e esquerdo?
Peça que a criança observe as asas das borboletas em
diferentes suportes:
Livros, fotos, revista, e/ ou imagens como estas:
Pergunte à criança: " A borboleta conseguiria voar se as duas asas não fossem iguais?";
Dê exemplos que a simetria está presente em elementos da
natureza e que assim seus lados são iguais por algum motivo, como no caso das
asas das borboletas são para que esta possa se equilibrar e voar;
3 - ATIVIDADE APOSTILA IBA
BORBOLETA - SIMETRIA
Peça para criança abrir a apostila na
Página 27 e desenhar a asa que falta na borboleta. O
objetivo é que o desenho fique igual (o mais próximo possível) em seu formato e
tamanho.
4 - SUGESTÃO VÍDEO:
BORBOLETA DE UMA ASA SÓ
Nenhum comentário:
Postar um comentário